Dicas de Conservação

Mantenha seu estofado em local seco e arejado. Evite que o estofado permaneça em exposição direta ao sol ou sob alta luminosidade, para evitar a alteração de tonalidade do revestimento.


Atenção ao limpar seu estofado nunca esfregue a escova ou o pano com muita força, pois a mancha pode se espalhar e danificar o tecido.

Evite pisotear ou pular sobre o estofado, ou sentar nos braços do sofá. Estas atitudes poderão causar o rompimento da costura e/ou a perfuração do revestimento.

Não utilize agentes químicos, tais como detergentes, álcool, thinner ou solventes na limpeza do estofado. A não utilização destes produtos evitará danos irreversíveis ao revestimento do estofado.



Limpeza de Estofados

Revestimento de Tecido: Para a eliminação da poeira, use escova com cerdas macias ou aspirador de pó de baixa rotação. Em caso de necessidade de se retirar manchas, usar um pano limpo, esponja ou papel absorvente, sem comprimir ou esfregar o tecido, o mais rápido possível.

Revestimento de Korino: Limpar somente com pano úmido e sabão neutro. Evitar contato direto com a pele para não enrijecer o korino.

Revestimento de Couríssimo: Remova manchas aplicando detergente ou álcool com pano limpo e seco, em movimentos suaves. Em seguida, passe pano úmido com água limpa sobre a mancha. Pode ser lavado com sabão neutro a 30ºC / 40ºC. Não secar ao sol. Não utilizar produtos químicos para a lavagem.

Revestimento em Alcântara/Camurças: Passe pano de algodão branco umedecido em água e sabão neutro. Remova o sabão com pano de algodão embebido em água fria. Depois de seco, escovar no sentido do pêlo. Não lavar a seco.

Revestimento de chenille: A prioridade é limpar logo após o manchado. Usando um pano seco, pressione sobre a mancha para que não se espalhe. Se não limpar use pano umedecido em água e sabão neutro, após passe pano seco para secar bem.

Revestimento de Couro: Limpar suavemente com pano umedecido em água, de maneira uniforme, secando-o com pano branco. A cada três meses, passar um pano umedecido com vaselina líquida sobre o revestimento, mantendo assim as características originais do couro.

Evite a exposição prolongada dos couros à luz do sol.

Caso isso ocorra, poderá provocar o surgimento de rachaduras, diminuindo a beleza e resistência do couro

Líquidos (café, leite, refrigerante, bebidas alcoólicas, água)

- remover imediatamente com pano macio e absorvente, friccionando suavemente;

- limpar com pano levemente umedecido com solução de sabão neutro;

- deixar secar naturalmente.

Produtos Gordurosos (óleos, azeite, creme e chocolate)

- remover imediatamente com pano ou papel absorvente, friccionando suavemente;

- limpar com pano levemente umedecido com água morna em solução de sabão neutro;

- deixar secar naturalmente.

Recomendações importantes:

O couro é um material natural e, quando utilizado corretamente manterá sua beleza por muitos anos.

- evite a exposição ao sol de seu estofado por um período prolongado, pois o sol causa resecamento e enfraquecimento no couro;

- mantenha seu estofado longe de geradores intensos de calor como por exemplo aquecedores, lareiras, etc.;

- jornais ou revistas nunca devem ser deixados sobre seu estofado de couro. A tinta usada na impressão poderá manchar o couro;

na limpeza do couro, não devem ser utilizados objetos pontiagudos e/ou abrasivos, bem como solventes e produtos agressivos, evitando assim danos irreversíveis ao material;

- garras de animais exigem um cuidado extra, pois apesar do couro ser um dos mais resistentes materiais de tapeçaria, se perfurado não poderá ser reparado, apenas trocado.

A vaselina líquida é o produto mais adequado para conservá-lo. Passe-a com pano ou esponja molhados no produto. Deixe descansar por duas ou três horas, retirando o excesso com um pano limpo e macio. Repita a operação três vezes ao ano. Áreas ressecadas devem receber cuidados redobrados. Estofados novos não podem ser tratados antes de um ano.

Já o couro cru, atanado, deve ser encerado ou pintado (por profissional) com tinta à base de álcool para evitar manchas. Neste caso, não use vaselina, ele envelhece naturalmente. Quando houver rachaduras, há como restaurar, mas o serviço deve ser entregue a um profissional.

Linha Jaguar
- evitar exposição direta aos raios solares;

Poeira

- remover a poeira com aspirador de pó.

Líquidos (café, leite, refrigerante, bebidas alcoólicas, água)

- retirar imediatamente com pano macio ou papel absorvente, sem friccionar;

- deixar secar naturalmente;

- escovar com escova de cerdas macias.

Produtos Gordurosos (óleos, azeite, creme e chocolate)

- remover imediatamente com pano ou papel absorvente, friccionando suavemente;

- limpar com pano levemente umedecido com água morna em solução de sabão neutro;