Como cuidar do estofamento do seu carro

Veja Algumas Dicas Para Cuidar do Estofamento do Seu Carro.

Banco em couro reduz choque?
A chegada do inverno e a conseqüente queda da umidade relativa do ar são condições favoráveis ao acúmulo de energia estática dentro dos veículos. Esta energia, que geralmente acumula-se entre os ocupantes e o assento do automóvel, é descarregada na hora de sair do carro, provocando pequenos choques elétricos. Os especialistas e as montadoras asseguram que a intensidade destes choques não causam nenhum problema a saúde, pois a quantidade de energia é baixa. Também é descartada a possibilidade de que os choques caracterizem defeito do veículo. Mesmo não fazendo mal a saúde, nem sendo considerados defeito dos veículos os choques são muito desagradáveis e ultimamente são reclamações de várias pessoas junto às montadoras

Como resolver?
A solução para o problema é colocar bancos de couro no carro, pois substituir o revestimento sintético dos assentos do carro é uma alternativa para quem sofre choques ao sair de seu automóvel. Por receber um tratamento especial à base de produtos naturais, o couro acaba evitando acúmulo de energia eletrostática. É diferente do tecido sintético, que por sua composição e pela forma como foi tramado, acaba favorecendo tal acúmulo.

Por que trocar o estofado?
Muitos clientes acabam colocando banco de couro somente para livrar-se das incomodas descargas elétricas. Embora afirma-se que este não seja o principal motivo da troca do estofamentos. A troca pelo couro varia de preços para carros de passeios ou picapes de cabine dupla ou simples.
Como conservar os seus bancos?
Cuidados simples são a garantia de vida longa para os bancos de couro originais ou que foram revestidos depois:

O mais importante é evitar deixar o carro exposto ao sol, pior inimigo do couro. Com o tempo, o material tende a se tornar ressecado e quebradiço.

Nunca passar produtos como vaselina ou silicone, muito usados em lavagens de postos de gasolina. Eles penetram no couro e, além de estragá-lo, atingem a cola, fazendo a forração se soltar.

Para limpar ou remover manchas, bastam um pano limpo e sabão neutro.

Calças jeans com rebites metálicos nos bolsos podem riscar o assento e as laterais do banco.

Limpeza do estofamento?
O couro dos bancos, após algum tempo de uso, fica brilhante, parecendo estar coberto por uma camada de sujeira. Nesse caso, nada de tentar aquela solução caseira que funcionou no carro do seu cunhado. O melhor é levar o veículo em lojas especializadas e fazer a limpeza e hidratação do estofamento.

Não só o estofamento, mas também as portas e o volante. Uma vez em couro, precisam de cuidados especiais. Raramente a troca do estofamento comum por um de couro causa arrependimento. Algumas pessoas reclamam que escorregam nos bancos durante os trajetos. Outras, que cintos e detalhes em metal nas roupas conseguem fazer estragos. Existe mesmo a necessidade de maior atenção e cuidado, mas nada de outro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário